Alunos de Doutoramento

Jan Jaime


Licenciado em Linguística e Literatura pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) nas especialidades de Linguística Aplicada e Literatura Oral, respectivamente. Mestre em Educação/Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica (UP), doutorando em Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Encontra-se a desenvolver estudos na área de ensino da leitura e escrita em classes iniciais (1.º Ciclo do ensino primário), com enfoque na formação e nas práticas dos professores.

Odete Cadete

Estudante do doutoramento em Psicologia Aplicada na Universidade do Minho, com o projecto intitulado: A indisciplina em sala de aula em Angola e em Portugal: Um estudo com professores do ensino primário ao ensino médio.

Trabalhou no Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia de Angola como Coordenadora do Departamento de Divulgação Científica. Consultora do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação de Angola.

Actualmente realiza estudos acerca dofenómeno da indisciplina em salas de aula do ensino primário, secundário e médio em Angola, tendo em consideração um conjunto de variáveis que o podem afectar ou condicionar. Pretende-se, nomeadamente, perceber o impacto de (a) variáveis demográficas do professor, de (b) variáveis organizacionais, na indisciplina percebida pelo professor em sala de aula, e ainda, numa perspectiva transcultural, (c) comparar o fenómeno da indisciplina entre Angola e Portugal.

Rafael Maluf

Psicólogo, Doutorando de Psicologia Aplicada na Universidade do Minho, com o objectivo de estudar os tipos de formações, as percepções e as práticas profissionais de avaliação psicológica de psicólogos no contexto escolar brasileiro.  Mestre em Psicologia (2015), pela Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Trabalhou como docente (2016-2017) em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), campus Varginha/MG. 

Actua, principalmente, nas áreas de Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Saúde Mental, Bioética, Psicologia Cognitiva e Métodos Quantitativos de Pesquisa em Psicologia. Actualmente é docente de graduação em Psicologia do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) e supervisor clínico de estágio em Psicodiagnóstico.

Raiany Poloni


Raiany Poloni é psicóloga licenciada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), pós-graduada em Psicologia Organizacional pela FADERGS Laureate International Universities (Brasil), mestre e doutoranda em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. 

Atualmente, está a desenvolver sua tese de doutoramento onde investiga a influência que os factores pessoais e organizacionais podem ter na satisfação profissional dos professores.


Soraia Araújo

Doutoranda em Psicologia Aplicada na Universidade do Minho (2021). Licenciada em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2018). Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho (2020).

Integra o Grupo de Investigação em Problemas de Aprendizagem e de Comportamento, desde 2019, onde realizou a dissertação de mestrado, intitulada "Formação Contínua de Professores: Necessidades, Participação e Barreiras". No mesmo grupo de investigação, encontra-se a desenvolver a tese de doutoramento sobre as dificuldades de aprendizagem inicial da leitura. Integra, ainda, o Programa AaZ - Ler Melhor, Saber Mais, onde colabora, essencialmente, na escrita de textos de apoio sobre o ensino da leitura, dirigidos a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Verónica Adão

Doutoranda em Psicologia na Universidade do Minho (2022). Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho (2017).

Integra o Grupo de Investigação em Problemas de Aprendizagem e de Comportamento, desde 2019, onde foi Bolseira de Investigação, colaborando em diversos estudos realizados na equipa de investigação, e desenvolvimento e implementação do Projecto "AaZ, Ler Melhor, Saber Mais" (Iniciativa Educação - Teresa e Alexandre Soares dos Santos), programa de intervenção com alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Actualmente colabora no Projecto "AaZ - Ler Melhor, Saber Mais", como Coordenadora Científica, Organizacional e Administrativa e encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento sobre as trajectórias de alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. 

Escola de Psicologia da Universidade do Minho
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora